A cultura visual e áudio visual, o forte apego a imagem está aos poucos e de forma feroz se estabilizando na nossa sociedade. Nós educadores estamos passando por um processo de conhecimento e adaptação. Conceitos, metodologias, instrumentos didáticos e teorias tidas como certas, eficientes e significativas, hoje estão sendo avaliadas, deletadas e/ou ampliadas.
O trabalho não é nada fácil, precisamos de tempo para assimilarmos a funcionalidade dessa explosão tecnológica, mas aos poucos vamos entender e promover novos desafios aos alunos.Um dos grandes problemas é que neste aspecto, o tempo é nosso inimigo, não temos todo esse tempo, as mudanças são muito rápidas... O que procuramos fazer é conversar com colegas, pedir orientações sobre uso dos instrumentos tecnológicos, participação de cursos de informática e muita leitura. Estamos aprendendo a aprender.
Ainda não dispomos de conhecimentos consistentes de como utilizar de forma produtiva os recursos tecnológicos, mas somos conscientes da importância destes para o processo ensinoaprendizagem
No contexto atual no qual estamos inseridos nos parece inviável trabalharmos com temáticas e conhecimentos fragmentados, separados. As informações não são mais transmitidas de forma linear. Com a evolução dos meios de comunicação, especialmente a internet, os conhecimentos estão interligados, contextualizados. Em meio a este cenário a escola não pode desconsiderar essas novas formas de aprendizagem, é preciso (re)construir uma proposta de trabalho que considere a formação do indivíduo em todo seu contexto sócio-histórico. Para tanto, nada melhor que incorporar a pedagogia de projetos. Essa linha de trabalho aponta possibilidades do desenvolvimento de habilidades e competências para formação de um cidadão autônomo e crítico. Através das palavras de Prado (2001) podemos compreender melhor a importância do trabalho com projetos no processo educacional: Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimentos.
As possibilidades de formação de conhecimentos a partir da integração de diferentes mídias e conteúdos são múltiplas e significativas, o aluno poderá expressar seus pensamentos por meio de várias linguagens e maneiras de representá-las. Contudo, este tipo de postura requer objetividade, coerência de idéias, abertura para o desconhecido. Como menciona Almeida e Fonseca Júnior (2000, p.22) é preciso ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas vezes autoimpostas.
Mediante as reflexões realizadas, acreditamos que através da união e desenvolvimento desses três aspectos (conhecimento das linguagens tecnológicas, trabalho coletivo e desenvolvimento de projetos envolvendo mídias) a escola estará produzindo realmente um trabalho significativo. Sabemos que para desenvolvermos de forma consistente essa proposta de aprendizagem precisamos de tempo, amadurecimento e desejo de mudança. Então vamos em frente, vamos nos lançar nesse envolvente desafio! Como diz Pereira:
O mais importante é o entusiasmo, a paixão por aquilo que se faz acreditar que se é capaz, pelo menos de mudar aquela turma, as pessoas que estão ali, naquele momento, em algumas horas, em um semestre, em um ano, porque naquele breve tempo poderá, além de ensinar, ‘despertar’ o desejo por mais, ‘instigar’ a procura do conhecimento de pessoas especiais. (2000, p.246)
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